terça-feira, 9 de novembro de 2010

ZUMBIS

Zumbis,mortos vivos,cadavers ambulante ou difuntos comedores de cérebros chame do que voce quiser não importa do que voce chame saberemos do que se trata a tal "Coisa''.

A onda de filmes sobre zumbis começou nos meados de 1932 (Sim tão velho quanto andar para trás) com o filme ''WHITE ZOMBIE'' (calma não é nenhum zumbi racista não ) o filme com o titulo em portugues ''ZUMBI BRANCO'' foi dirigido pelo diretor Victor Halperin e estreia por ninguem menos que Bela Lugosis com a seguinte sinopse: "Jovem recém-casado, em viagem pelo Haiti, tem sua noiva seqüestrada e transformada em um zumbi pelo maligno feiticeiro Legendre.''
(POSTER:WHITE ZOMBIE DE 1932)
Até ai os zumbis não passavam de pessoas normais que eram hipnotizadas com uma especie de poção mágica anos mais tarde o Diretor ''George Romero'' mudou totalmente os conceitos de sobre zumbi deixando de lado as poções magica e adicionando mortos putrificados,andar lento e bizarro,emitindo barulhos estranhos e se alimentando de carne assim nasceu o tão idolatrado e pai de todos os filmes de zumbi moderno (Night of the living dead) em portugues A noite dos mortos vivos de 1968 (Em minha opinião o mais bem feito filme de zumbi ja criado na historia dos filmes de zumbi já que momento algum os personagem refere aos mortos vivos como zumbi isso dá uma impressão que os personagens não tem noção alguma do que é que esta cercando a casa sem contar o desespero dos personagens deixa o filme mais convincente) Noite dos mortos vivos conta a historia de um grupo de pessoas presos a uma casa numa região rural rodiada de de inviduos "RECENTEMENTE MORTOS''.
Noite dos mortos vivos teve um grande impacto sobre a cultura estado-unidense da guerra do Vietnã por ser rodiado de criticas sobre a sociedade dos anos de 1960.

(POSTER:NIGHT OF THE LIVING DEAD DE 1968)
Bom não parou por ai pois depois de a noite dos mortos vivos tudo era possivel em 1978 tivemos a continuação de Noite dos morto vivos,batizado de (DAWN OF DEAD) ou em portugues O despertar dos mortos.
Produzido nos EUA e na Italia o filme continuava contando sobre a sobrevivencia dos humanos já com os zumbis em outro patamar (eles aparenta a segunda fase de decomposição) conta a historia dos ultimos sobreviventes de uma cidade que se refugiam em um shopping center.
Baseado em uma critica que mostra o consumismo humano.

Saindo dos EUA e indo até a Italia no ano de 1979 Lucio Fulci lança ZOMBI 2 filme que criou uma marca gore deixando marcado no curriculo de Lucio fulci foi um enorme sucesso um marco do cinema Italiano,Zombi 2 foi o primeiro filme a mostrar cadavers apodrecidos (ao pé da letra) cheio de vermes e saindo das tumbas no cemiterio, Batizado de ZOMBI 2 (devido o filme Despertar dos mortos ter sido lançado na Italia como Zombi fulci batizou seu ''primeiro filme sobre zumbi de zombie 2) o filme conta a seguinte sinopse:Uma moça acompanhada por um reporter americano parte para uma pequena ilha tropical a procura do pai,quando chegam ao local descobrem que a ilha esta infestada por zumbis canibais que devoram os ultimos habitantes.
Zombi 2 conhecido no Brasil como ''Zombie a volta dos mortos'' é consagrados por muitos como uma Obra prima Italiana (mesmo sendo esmagado pela critica da epoca) assim fazendo dele uma chave importante para os filmes de zumbi.

(POSTER:ZOMBI 2 DE 1979)


Em 1980 foi o ano em que brotou zumbis da terra (Definitivamente) geral tivemos o seguintes titulos consagrados (The Evil Dead (eu não considero um filme de zumbi mais muito gente por ai diz que é) A volta dos mortos Vivos,Dia dos mortos (Continuação de O despertar dos mortos no seu lançamento não foi lá tão conceituado foi ganhar mais respeito muitos anos depois)Demons - Filhos das trevas,A hora dos mortos vivos (Re-animator),Um morto muito louco (hahaha não é terror mais tá morto e andando não deixa de ser um zumbi)
os seguintes titulos citados foram grandes filmes lançados na decada de 80 e obvio como nem tudo é mar de rosas teve lá suas merdas lançadas tamben como Burial Ground,Zombie 3,Redneck zombies.

Nos anos 90 as coisas não andaram muito bem com poucos titulos decentes os zumbis perderam espaço e foram caindo em esquecimento no cinema,em 1990 foi lançado o remake de A noite dos mortos vivos dirigo por Tom Savini e Roteiro reescrito pelo o proprio Romero A noite dos mortos vivos de 1990 é um otimo filme superando o original (foi corrigido algumas coisas que pertubava no primeiro).

Saindo dos EUA e indo para Nova Zelândia o ano era 1992 e surgia (BRAINDEAD) Fome animal aqui no brasil escrito e dirigo por Peter Jackson (é ele mesmo ) Fome animal foi considerado um dos filmes mas Gore e Bizarro da epoca seguindo a Linhagem Trash Fome animal conta a seguinte historia: Lionel é um moço que vive com sua mãe controladora. Um dia ele marca um encontro com uma moça em um zoológico, e a mãe, que não aceita o fato, decide seguí-lo. Mas, quando chega ao zoológico, ela é mordida pelo Macaco rato da Sumatra, o qual tem uma mordida fatal chamada de "Sengaya". Depois disso, a mãe de Lionel fica doente e morre. Mas ela acaba voltando como um zumbi faminto por seres humanos. Lionel tenta esconder sua mãe-zumbi da garota, e acaba passando por situações nada agradáveis.
Mil litros de sangue de porco foi usado para fazer as filmagens de fome animal (ja da para voce ter uma noção do tamanho do estrago)

(POSTER:BRAINDEAD 1992)

Ja nos anos 2000 as coisas mudou completamente e foi lá no Reino Unido onde foi realizado (28 days later) ou como conhecido no Brasil como O exterminio um filme de orçamento baixo lançado em 2002 dirigido por Danny Boyle e escrito por Alex Garland.
Com a seguinte sinopse:Após invadirem um laboratório de pesquisas em macacos, um grupo de ativistas encontra chimpanzés presos em gaiolas diante de telas que exibem continuamente cenas de extrema violência. Ignorando os avisos de um cientista que trabalha no local de que os macacos estariam infectos, os ativistas decidem libertá-los. Assim que são soltos os macacos atacam todos aqueles à sua volta, em verdadeiros ataques ensandecidos

O exterminio fez com que os mortos vivos lentos e bobos ficasse para tras entrando numa nova onda de zumbis,diferente dos zumbis normais que estão mortos são lentos burros ja os zumbis de O exterminio estão vivos são rapidos e inteligentes diferente dos zumbis tradicioneis eles podem ser mortos como humanos normais porem não aparenta sentimento nem sentir dor assim criando uma nossa especie de zumbi.

(POSTER:28 DAYS LATER DE 2002)


O extermio criou um novo capitulo na historia dos filmes de zumbis e em 2004 o que era para ser um Remake de O despertar dos mortos virou uma febre mundial, lançado como (DAWN OF DEAD ) conhecido no Brasil como A madrugada dos mortos foi uma febre mundial ficou em primeiro lugar nas bilheterias desbancando o filme ''A paixão de cristo'' (dirigido pelo Ator e diretor Mel gibson ) (o que não deixa de ser um filme com zumbi tamben ja que jesus morre e volta a vida hahah brinks)
A madrugada dos mortos dirigo por Zack snylder,assim como o original retratando um grupo de sobreviventes presos num shopping center cercado por zumbis.
Produzido no Canadá e nos EUA A madrugada dos mortos foi bem aceito pelo publico (lembrando que os zumbis de A madrugada dos mortos estão na mesma linhagem dos zumbis de O exterminio)

(POSTER: DAWN OF DEAD DE 2004)

Não muito tempo depois saiu a ultima grande novidade nos filmes de zumbi o ano é 2009 (claro teve muitos outros titulos antes como Planeta Terror mais estamos falando aki de)(ZOMBIELAND) ou no Brasil Zumbilandia lançado em 2009 produzido nos EUA e dirigido por Rubens Fleischers,teve um sucesso comercial explendido bem recebido pela critica Zumbilandia arrecadou por volta de 60 milhões de dolares em 17 dias assim tornando a maior bilheteria de filmes de zumbi ultrapassando o Madruga dos mortos.

Abusando da comedia ação zumbilandia conta a historia de um garoto chamado Columbus um covarde que cria uma lista de regras de sobrenvivencia na Zumbilandia e o exterminador de zumbis Tallahasse armado até os dente e com a determinação de comer o ultimo bolinho de recheio cremoso da terra,eles se associam a Wichita e Little Rock que também tem métodos únicos para sobreviver ao caos zumbi, mas precisarão avaliar o que é pior: confiar nos parceiros ou sucumbir aos zumbis.

(POSTER:ZOMBIELAND DE 2009)

ai vai uma lista de filmes de zumbi que voce deve assistir e filmes de zumbi que voce não deve nem chegar perto.

Os que voce deve assistir.



1.Night of the living dead(Noite dos mortos vivos,1990)
2.Shaun of the dead (Todo mundo quase morto,2004)
3.Return of living dead (A volta dos mortos vivos,1985)
4.Evil Dead 3 Army of Darkess(Uma noite noite alucinante 3,1992)
5.Braindead (Fome animal,1992)
6.Planet terror (Planeta terror,2007)
7.Re-Animator (Re-animator: A Hora dos mortos vivos,1985)
8.The Crazies (O exercito do exterminio,1973)
9.Day of Dead (Dia dos Mortos,1985)
10.Zombielandia (Zumbilandia 2009)

E Filmes que voce nunca deve ver na sua vida


1.House of the Dead (A casa dos mortos,2003)
2.House of th Dead 2 (A casa dos mortos 2,2005)
3.Day of Dead 2 (Dia dos mortos 2 O contagio,2005)
4.Burial Ground Night of terror (Burial ground noite do terror,1981)
5.Resident Evil (Resident Evil O hospede maldito,2002)
6.Zombie 3 (Zombie 3,1988)
7.Return of living dead 4 Necropolis (A volta dos mortos vivos Necropolis,2005)
8.Return of living dead 5 Rave to the grave (A volta os mortos vivos 5 Rave,2005)
9.Night of living dead 3D (Noite dos mortos vivos 3D)
10.Day of dead Remake (Dia dos Mortos,2008)

Fim =)
(DETALHES OS FILMES CITADO ACIMAS COMO PIORES FIMES DE ZUMBIS (ESCOLHIDO POR MIM) CHEIRAM COMO ZUMBIS TEM APARENCIA PODRE DE ZUMBIS MAIS NÃO SÃO FILMES BOM DE ZUMBI)





Um comentário: